domingo, 11 de julho de 2010

Apocalypse - por Maurício Filho

Maurício Filho é guitarrista, professor de guitarra, colega de IG&T, do site Guitar X, e de assuntos sobre cachorros.

Aqui ele explica como foi feita a gravação da música Apocalypse, de seu CD solo.


Gravação da música Apocalypse


Ano da gravação: 2007

Composição: Mauricio Filho.

Ep – Apocalypse – Mauricio Filho.

Em 2007, após a saída do Lawmaker, resolvi começar a compor um álbum solo. Com este propósito produzi algumas composições divulgadas em meu site e em outros sites da internet.

A gravação da música apocalypse, faixa titulo do ep, foi muito interessante e representou o começo rumo a uma nova jornada, a montagem de um home Studio e a produção de outras músicas de minha autoria.

Toda a produção, desde as guias, até a finalização, foi feita com uso do software cubase. A bateria foi feita com a utilização do plug-in Groove Agent 2. Após a composição da bateria, gravei a linha de baixo direto em linha, apenas com a utilização de um pré e alguns plugins da waves, tal como o maxbass.

Na sequência inseri as guitarras, gravadas com um mic shure SM-57, cuja posição do mic mudei diversas vezes num Marshall Mg80. Toquei duas vezes a base da música para conseguir mais peso. A guitarra utilizada foi uma Jackson rr3 japa, com pickups evolution dimarzio. Os plugins utilizados nas linhas de guitarra foram reverb da waves, um equalizador e delay do próprio cubase. O único efeito utilizado direto na gravação foi o wah wah no solo final, todos os outros foram adicionados na mixagem. Após a finalização das guitarras, gravei alguns efeitos com strings e outros efeitos, apenas como ‘’cama’’ na parte mais ’’clean’’, no meio da música. Para os sons de strings, utilizei o plugin Hypersonic e, também, um plug in da korg. Existe uma grande variedade de plugins muito interessantes no mercado, desde efeitos até instrumentos VST. Particularmente não gosto de gravar guitarras com simuladores como Amplitube ou Guitar Rig, prefirindo um amp microfonado. Mas existem muitas soluções para home Studio hoje em dia.

Abraços,

Mauricio Filho.

www.myspace.com/mauriciofilho

www.mauriciofilho.mus.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário