quinta-feira, 22 de julho de 2010

Norwegian Wood


Norwegian Wood foi gravada em 1965, álbum Rubber Soul. Foi a primeira música em que uma banda de rock usou uma cítara.

George Harrison conheceu o som de Ravi Shankar (na foto ao lado, sua filha Anoushka), na época da gravação do filme “Help” e gostou tanto que resolveu comprar uma cítara. Decidiu usá-la nesta música pela primeira vez.

Aqui é a primeira parceria, depois de anos, com o Marcos Martinez, que é baixista, vocalista e tocou na banda “Beatles Memory” nos anos 90.

O Marcão usou um mic da Apogee One para gravar os vocais e o violão Martin. Gravou o baixo também. Eu gravei o outro violão, com meu Tagimão véio de guerra microfonado com um AKG C3000-B, a cítara foi tocada com timbre do Logic dobrada com um Ovation plugado direto no pré.


Ouçam o resultado e dêem suas opiniões !



6 comentários:

  1. Cara, eu tocava cítara, mas era muito difícil de afinar, hahaha. Quando eu chegava na ultima corda a primeira já estava desafinada. kkk. Brincadeira.

    Ficou bom pra caralho.

    ResponderExcluir
  2. Ave Daniel! Vamos mandar bala na próxima ! Foi muito legal tocar com você mesmo que à distância!!!!

    ResponderExcluir
  3. Muito bom Daniel, o som vem vem nas caixas. A citara da um colorido diferente, massa.

    ResponderExcluir
  4. Boa, Fabiano. Dá próxima vez eu te chamo pra gravar a cítara de verdade...rsrsrs.

    Bora Marcão !!! Animou, né ?!

    Gnaldo, tu vai entrar na roda já, já mano !!!

    ResponderExcluir
  5. Daniel, tudo beleza?

    Cara, a qualidade da mixagem está pró!

    Quando vc fez a master, ou até a mixagem mesmo, vc analizou a música com um analizador de campo estéreo?

    Tive a impressão de que no fim da música a cítara puxou um pouco a audição para o lado esquerdo. Acho que ali faltou um balanceamento melhor no panorama. Não sei se foi a sua intenção, mas eu (minha opinião) centralizaria um pouco mais o som ali no fim, por que acho que ficaria melhor em um final de música quase que instrumental! rs

    Mas está ótimo! Está tudo muito limpo, os instrumentos estão claros, a mixagem foi muito bem feita. Parabéns!!!

    Abçs,
    Michael Nascimento

    ResponderExcluir
  6. Legal, Michael !

    Valeu pelo toque ! A intenção era tentar seguir o esquema da mix original.
    Mas, como você deve saber, não se faz mixagem hoje em dia, do jeito que eles faziam. Tipo, toda a bateria no canal esquerdo (absurdo !!!...rs).

    Mas, eu vou dar uma olhada de novo no final, sim ! Obrigado !

    ResponderExcluir