quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Dancing Days - Led Zeppelin

Gravação a vivo é outro esquema. Ao invés de gravar instrumento por instrumento, gravamos tudo separado, mas ao mesmo tempo.


Aqui, gravamos um vídeo tocando “Dancing Days” do Led. O arranjo foi escrito para cello também, então faltam algumas frases para complementar com a viola, mas tá valendo.


Como a gravação era para um vídeo do You Tube, nem fiz grandes coisas na mixagem. O Fábio está com um mic AKG na viola (não sei o modelo, mas é daqueles tipo de lapela), o Roger está com o AKG-C3000, e a guitarra está plugada em linha e com um mic SM-57, para pegar um pouco do som acústico dela.



5 comentários:

  1. Cara, a gravação ficou muito legal!!!

    Não gosto do timbre do violão ligado em linha, fica artificial demais. Também não curto ele microfonado muito de perto, perde as caracteristicas sonoras, harmônicos e etc. gerados pela vibração do corpo todo do violão, o que faz uma diferença legal na percepção do som dele.

    Mas até que nessa mix o violão não ficou ruim!

    A viola ficou bem legal.

    Agora, me diz uma coisa: quanto vcs pagaram pro Axl Rose vir cantar pra vcs? rsrs

    Abraços!

    ResponderExcluir
  2. Fala Michael !

    Cara, não é violão não...rsrs. É uma guitarra Ibanez acústica e é exatamente aí que está o ponto. Gravada em linha a guitarra fica com um som bem mais de guitarra...rsrs.
    A guitarra acústica quase não tem som desplugada, mas esse pequeno som, microfonado, dá uma característica mais acústica pra guitar.
    O Joe Pass gravava as guitarras assim, microfonando, e às vezes, você fica na dúvida se é guitarra ou violão.

    Meu, o Roger é um puta vocalista. Canta no Yes Songs. Ele tá fazendo um vocal bem fiel ao do Robert Plant, nada a ver com o Axl...rsrs.

    ResponderExcluir
  3. E aí Daniel,

    Caaara, ficou bacana pracas! O lance de colocar o SM58 pra pegar o som acústico da Ibanez foi genial. Ficou um som "gordo", e pegou o som das palhetadas.

    Esse Roger canta muito bem hein? Gostei do timbre e da personalidade. O Fabio também é fera, e sempre toca rindo! Isso é bom... Eu tenho que sempre lembrar de sorrir, fico muito concentrado quando toco e canto ao mesmo tempo, lembrar de sorrir e respirar é um exercício.

    Parabéns, o resultado final ficou ótimo!
    Abraços

    ResponderExcluir
  4. Valeu, Igor!

    É isso mesmo, o mic pega mais o som das palhetadas e um pouco de ambiência. É bem interessante gravar assim.

    kkk...Na verdade, o Fábio tem uma contração no rosto, principalmente no lado onde fica a viola, e parece que ele tá sempre sorrindo...rsrsrs.

    ResponderExcluir
  5. Corrigindo! Usei um SM-57 na guitarra, e não o 58, como tinha dito, anteriormente.

    ResponderExcluir