segunda-feira, 21 de junho de 2010

Fonte e Captação

Para uma gravação de boa qualidade, alguns itens são fundamentais, como: fonte e captação.

Entende-se por fonte, o instrumento e o músico. Neste quesito, é importante que se tenha um bom instrumento e, mais do que isso, um bom músico por trás.

Se a fonte é boa, resta tentar conseguir captar a performance de maneira mais fiel possível. Não adianta ter um baita músico, com um instrumento fantástico, e captar o som com um microfone Leson de plástico dos anos 80. Para uma boa captação é necessário microfones de boa qualidade e adequados para cada tipo de captação.

Na minha opinião, tendo esses dois quesitos básicos, já temos meio caminho andado. É só não fazer merda na mixagem.


Semana passada, começamos as gravações do CD do cantor Gabriel Medeiros. Estamos gravando violões e percussão/bateria. Logo mais postarei algumas amostras para vocês ouvirem e darem opiniões.

2 comentários:

  1. Que coisa triste. Eu tive um Leson de plástico cara, gostava dele. Vendi junto com uma caixa de som amplificada que usava para voz.

    Mas nada a ver isso cara, eu gravo aqui com minha câmera digital, tocando no meu banheiro e fica show de bola. kkk. To zoando, fica uma grande M.

    ResponderExcluir
  2. kkk... Cara, eu tenho uma matéria em alguma revista, de um carinha que equipou o banheiro para gravações profissionais ! É sério.
    Meteu um multicabo ali e pronto.

    Pra pegar aquele reverb de banheiro, que só quem toca fazendo obra, sabe como é bom...rsrsrs.

    ResponderExcluir